FRINGE – J.J. Abrams

Featured image

Olá Pessoal! Como estão? Hoje escolhi para fazer a primeira resenha de séries do blog, uma que simplesmente me cativou, e confesso é umas das minhas preferidas do momento. Uma série inteligente, com assuntos complexos e personagens fora do padrão que conhecemos.

É um pouco difícil escrever sobre ela, pois adorei cada episódio desde o primeiro. Apesar que no início fiquei com um pouco de medo do que a série iria me proporcionar, mas a cada capítulo ela foi crescendo e se mostrando surpreendente. Cheguei a conclusão que vale a pena participar destes “universos” geniais de FRINGE.

Este post pode conter Spoiler!

Para começar irei lhes apresentar os personagens centrais da série que são:
download (2)

Walter Bishop – A princípio pensei que ele era apenas mais um senhor de bom coração e mal compreendido, apaixonado por alcaçuz, cheio de manias e “velhices”. Porém ele tem um diferencial: uma mente brilhante que muitos comparam a Einstein, mas na minha humilde opinião, na série Walter consegue superá-lo. Não se engane, com o passar das temporadas iremos ver que ele não é tão bonzinho o quanto imaginavamos, mas ainda assim consegui compreendê-lo, tudo o que fez tinha motivos. Talvez seu único erro era ser inteligente demais para sua época. Confesso que Walter é a minha personagem favorita.

download

Agora lhes apresento Olivia Dunham, uma agente do FBI solitária e que vive para o trabalho. Seu guarda roupas tem uma distinta cartela de cores que vai do preto ao cinza, sim, assim como na vida Olivia procura não ousar nas cores. Sofreu muitos traumas na infância, como ser uma das cobaias do cortexiphan e ser maltratada pelo padrasto. Por isso, se tornou uma mulher tão fechada, procurando sempre passar despercebida, sem criar laços.

download (1)

O último e não menos importante na serie é Peter Bishop, rapaz com QI acima de gênio. Filho de Walter que vivia em meio a relações obscuras e cheias de maldade, por isso estava sempre sendo perseguido. Ele entrou nessa meio que sem querer, quando Olivia o encontrou em Bagdá. Vale salientar que Peter tem uma espécie de magoa, não chamando Walter de pai.

images

A série começa após o pouso de um avião, em que todos que estavam a bordo foram mortos de forma terrível. O FBI é chamado e o parceiro de trabalho e “algo mais” de Olivia Dunham, John Scott, é exposto ao composto responsável pela morte dos passageiros. Ele fica em um estado parecido, porém ainda vivo. Olivia descobre que Walter Bishop pode saber como salvar John, porém para conseguir a ajuda de Walter deve tirá-lo de uma instituição psiquiátrica e só conseguirá isso com a ajuda de Peter Bishop.

À partir daí, se inicia os eventos fronteiras, que são aqueles casos em que um bebê nasce  em 24 horas e morre de velhice em segundos, pessoas tem a carne derretida, etc.

images (3)

Vale citar, que desde o momento que Olivia e sua equipe começam a investigar o Padrão (como também são chamados os eventos fronteiras), um homem calvo conhecido como O Observador, começa a observa-los nos eventos. Esse observador, chamado September, no passado havia salvo a vida de Peter, porém somente Walter sabe disso.

download (3)

Peter Bishop quando criança ficou muito doente, e seu pai só consegue achar uma cura depois que ele morre. Determinado a salvar o Peter do universo alternativo (que estava acometido da mesma doença), Bishop cruzou através de um portal que ele havia projetado e ‘sequestrou seu filho alternativo’.  Porém, ocorreu um pequeno acidente no lago o qual O observador o ajudou. Esta ação teve conseqüências devastadoras. O equilíbrio entre os universos ficou tão desestabilizado que um confronto inevitável viria à tona nos anos seguintes a esse incidente. Acontecimentos impossíveis se tornaram possíveis e muitas vezes ocorrem, desencadeando um padrão de fenômenos inexplicáveis. Novos incidentes foram instigados por ZFT , uma organização terrorista preparando armas e tecnologia para a próxima guerra entre os universos.

images (4)

Walter na série, nos apresentou a sua teoria para a existência de universos paralelos, nos preparando para a base da mitologia em Fringe e para a aparição do “o outro lado”, o universo mais próximo e mais semelhante com o nosso. É como ele explica,algumas decisões, alguns fatos levaram o outro universo a ser levemente diferente do nosso. A cada evento, decisão, da mais simples como escolher uma roupa para trabalhar à mais complicada como aparecer a primeira forma de vida, universos seriam criados com as várias opções existentes nesse processo.

images (6)

Com o desenvolver da série Olivia descobre que tem habilidades especiais, que podem ser desenvolvidas e que isso é possível devido a uma droga injetada nela quando era criança, chamada Cortexiphan, criada por Walter Bishop e William Bell, patenteada pela Massive Dynamic (uma megacorporação,que está conectada com os casos). No mesmo episódio a equipe descobre um manuscrito, que explica as letras ZFT= Destruição através do progresso tecnológico. É uma organização terrorista que trafega em experimentos científicos. ZFT aparentemente são responsáveis ​​pela maior parte, se não por todos os eventos relacionados com o padrão. Não se sabe muito sobre os primeiros anos da organização, mas o manifesto ZFT foi escrito por William Bell em uma máquina de escrever comprada por Walter Bishop. Walter descobriu isso quando percebeu que em toda a letra Y tinha uma característica de sua maquina de escrever

download (4)

A quinta e última temporada de Fringe conseguiu reunir as respostas para quase todas as perguntas que foram deixadas durante quatro temporadas. O criador da obra, J.J. Abrams (Lost e Star Trek), encerrou com ousadia a trama de Olivia Dunham, Walter e Peter Bishop. . E devo reconhecer, que o final deixou um gostinho de quero mais.

download (1)

Espero ter conseguido mostrar a vocês um pouquinho da série, poderia escrever muito mais sobre ela. Porém, hoje irei me ater a esta pequena demostração de uma grande série que mistura ficção científica e realidade. Confesso que acredito que todas as teorias demonstradas possam ser reais, e vocês o que acham?

download

Deixo a vocês, que já assistiram á série uma “Tulipa Branca”.

Anúncios

Sobre Luh Alves

"Luana Alves – 21 anos, mineira, aquariana inconstante e apaixonada pela vida, viciada em livros e louca por séries."
Esse post foi publicado em resenhas, Séries e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para FRINGE – J.J. Abrams

  1. Uma das minhas séries preferidas! Adoro demais e sinto saudades dela! Ainda quero falar de Fringe no Estante na Lua também ❤

    Adri

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário e sera respondido...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s