A culpa é das estrelas – John Green

download

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor(a): John Green
Páginas: 288
Editora: Intrinseca
Assunto: Literatura Estrangeira
Classificação: 5/5

Sinopse: “Os livros de câncer são estúpidos”, diz a garota de 16 anos Hazel que sofre de câncer. Ela não quer se lamentar e não pode fazer nada com o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer… Até que ela encontra Gus – um adolescente inteligente e de boa aparência – que lhe ajuda a enfrentar a sua doença. Hazel e Gus discutem livros, ouvem música, assistem filmes e se apaixonam … apesar dos seus problemas. Gus realiza o grande sonho de Hazel: Juntos eles voam para Amsterdã a fim de conhecer Peter Van Houten, o autor do livro favorito de Hazel – Um livro juvenil profundo, emocionante e, ao mesmo tempo, engraçado sobre a doença, o amor e a morte.


O que dizer sobre o livro “A culpa é das estrelas”… Quando decidi ler esse livro, estava naquele “bum” todos falando dele e eu estava super curiosa para conhecer a história, afinal queria saber o porque dele ser tão comentado e tal.

Finalmente conseguir meu tão esperado exemplar e comecei a folhear as páginas do romance, devo dizer que a história me prendeu tanto que li o livro em uma noite, talvez pela escrita leve e fluída típica de livros voltados para o público adolescente (YA) e claro pelo enredo simplesmente emocionante.

Hazel Grace é uma adolescente de 16 anos, que luta a três contra um câncer terminal, apesar de seu caso grave a sua maior preocupação eram seus pais e a forma que encaravam seu estado.  O maior passatempo de Hazel era ler, sempre o mesmo livro, o “UMA AFLIÇÃO IMPERIAL” que terminava em uma frase, o que a deixava cheia de questionamentos.

Após persistência de sua mãe ela decide enfim, participar das sessões do grupo de apoio a jovens com câncer. Nas reuniões ela conhece Augustus – ou Gus. Os dois começam um romance, e Gus apresenta a Hazel uma nova perspectiva do mundo ao seu redor.

Hazel o indica para leitura o “UMA AFLIÇÃO IMPERIAL” e ele também fica desesperado para saber o que acontece depois daquele final abrupto. Os dois conseguem contato com o autor e vão para Amsterdam, com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes para conhecê-lo, por causa do “UAI” irão viver grandes aventuras e experiências, vale a pena vivência-las.

O romance entre os dois adolescentes, nos mostra as durezas desta fase e mais ainda que apesar da doença são jovens comuns, que tem medos, sonhos, ídolos, querem ser amados e talvez deixar sua marca no mundo. E é nisso que o autor surpreende, aborda um assunto triste sobre um ponto de vista diferente, tornando o livro divertido e emocionante ao mesmo tempo.

Citações:

” Não dá para escolher se você vai se ferir neste mundo, mas é possível escolher quem vai feri-lo”.

“As marcas que os seres humanos deixam são, com frequência, cicatrizes.” 

vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)

Resalva: Confesso que me surpreendi com o filme conseguiu ser fiel ao livro, perdi uma lágrima no canto do olho assitindo. Claro, que um filme não consegue nos mostra todos os fatos citados no livro, mas o filme “A culpa é das estrelas”  foi satisfatório.

Anúncios

Sobre Luh Alves

"Luana Alves – 21 anos, mineira, aquariana inconstante e apaixonada pela vida, viciada em livros e louca por séries."
Esse post foi publicado em livros, resenhas e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para A culpa é das estrelas – John Green

  1. Vanessa disse:

    Eu ganhei esse livro de uma amiga e Meu Deus! Sou totalmente apaixonada. Pode até soar clichê, por ser uma modinha juvenil, mas a história é apaixonante demais!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Agda Marianne disse:

    É um livro memorável, né?! rss. Derramei lágrimas ao ler. Tbém achei que o filme foi bem fiel ao livro (raridade), talves seja porq John Green estava presente.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ana Ferreira disse:

    Nunca gostei de livros tristes, sempre preferi aqueles livros onde tudo acaba bem e tal, mas ‘A Culpa é Das Estrelas’ me fez passar boa parte da madrugada lendo só para saber o que aconteceria no fim. Amei o livro, um dos melhores que já li ❤
    Beijoos

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: ED SHEERAN BOOK – TAG | Livros e Vitrolas

Deixe seu comentário e sera respondido...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s