O apanhador no campo de centeio – J. D. Salinger

O_APANHADOR_NO_CAMPO_DE_CENTEI_1420723245114SK1420723245BTítulo: O apanhador no campo de centeio
Autor: J. D. Salinger
Páginas: 208
Editora: do Autor  
Assunto: Lit. Estrangeira
Classificação: 3/5

Sinopse: Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?


A única frase que me vem à cabeça após ler este livro é:

-Esperava mais. (Na verdade esperava muito mais).

O livro não é ruim, no começo me prendeu bastante, talvez por ser narrado pelo personagem principal, gosto bastante deste tipo de leitura me sinto íntima de quem conta sua história. Porém, passei páginas e páginas esperando que algo importante acontecesse o que não ocorreu. – A meu ver, claro!

Talvez porque comecei a ler o livro cheia de expectativas, devido aos rumores sobre ele  ser “o livro favorito dos serial killers” e tals, confesso que esperava outro enredo.

Holden Caulfield é um adolescente de mais ou menos 16/17 anos, que começa a relatar sua vida, sentimentos e pensamentos. Ele foi expulso do colégio e não pretende voltar pra casa três dias antes, afinal é o terceiro colégio do qual é expulso e teme a reação de seus pais, então tem a brilhante ideia de fugir. Assim começa sua trajetória pela cidade de Nova York, que vai de brigas no colégio antes da fuga á ser ameaçado por um cafetão por causa de uma prostituta. Cigarros e porres é o mais presenciei durante a leitura, como esse Holden fuma!

Exageros, muitas mentiras, frases irônicas e polêmicas, fazem parte da personalidade do personagem e fui obrigada a marca algumas citações:

 “Em primeiro lugar, sou meio ateu. Gosto de Jesus e tudo, mas não dou muita bola para a maioria das outras coisas da Bíblia. Os Apóstolos, por exemplo. Pra falar a verdade, os Apóstolos são uns chatos”.

“Eu? Não. Não tenho hora certa – respondi. Puxa, nunca falei coisa mais verdadeira na minha vida”.

Em meio à narração se mostra bastante revoltado com tudo a sua volta como nesta citação:

“Bom, eu odeio a escola. Poxa, como detesto o troço […]. E não é só isso. É tudo. Detesto viver em Nova York e tudo. Táxis, ônibus da Avenida Madison, com os motoristas gritando sempre para a gente sair pela porta de trás, e ser apresentado a uns cretinos que chamam os Lunts de anjos, e subir e descer em elevadores quando a gente só quer sair, e os sujeitos ajustando as roupas da gente nas lojas, e as pessoas sempre…”

No início, achei sua forma de ver o mundo engraçada, e por vezes irônica; porém no meio da leitura comecei a  pensar: – Poxa, essa Holden só reclama!!!

Ele passou por um grande trauma familiar que mexeu muito com ele. Penso que tenha alguma relação com o que aconteceu, tenho a impressão em algumas passagens que se sente muito culpado. Vale ressaltar que no livro, a única pessoa pela qual demonstra amor e afeto é por sua irmã mais nova.

Para mim o livro foi razoável, mas vale a pena presenciar os dias que Holden ficou fora de casa. Quando disse no início que nada de relevante ocorreu na história é verdade. No meu ponto de vista, o livro parte dos pensamentos, questionamentos de um adolescente comum de sua época, com suas revoltas e uma vida extremamente sem graça, sem amigos, nada!

vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)

Sobre Luh Alves

"Luana Alves – 21 anos, mineira, aquariana inconstante e apaixonada pela vida, viciada em livros e louca por séries."
Esse post foi publicado em livros, resenhas e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O apanhador no campo de centeio – J. D. Salinger

  1. Não têm como ler esse livro sem pensar que Holden é muito chato. No entanto de certa forma isso é um mal da adolescência. Só que ele é mais perturbado do que o normal.
    Depois de ler esse livro eu fiquei com o sentimento de vazio e ele se tornou um dos meus livros de cabeceira. No entanto ele não se tornou importante por ser um livro excelente, mas simplesmente porque eu não consigo esquever de Holden…

    Curtir

  2. Pingback: ED SHEERAN BOOK – TAG | Livros e Vitrolas

Deixe seu comentário e sera respondido...

