O Rio? É doce – A Vale? Amarga.

Hey peoples!

Que dias tristes estamos vivendo…
Mariana, Paris, Guerra na Síria, crianças morrendo de fome na África, e muitas ações terríveis que acontecem no mundo todos os dias.

Choro por ver a regressão do ser humano, quanto VALE uma vida? Chegarei ao céu matando um de meus irmãos? Parece que quanto mais tecnologias descobrimos, quanto mais “evoluímos”, mais nos distanciamos da nossa humanidade do amor ao próximo.

rio_doce

Peixes mortos no leito do rio doce: moradores e pescadores relatam cenário de horror ao longo do seu curso (FOTO: ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES E AMIGOS DO RIO DOCE)

Sou mineira e ver um Rio tão significativo para o estado sofrer de forma tão estúpida me doí. Existiam vários projetos para proteger o Rio e hoje ver ele morto (ou seria melhor assassinado?!)… É de cortar o coração.
Olhe as informações abaixo e observem quantos municípios foram prejudicados:

A bacia hidrográfica do rio Doce, pertencente à região hidrográfica do Atlântico Sudeste, apresenta uma significativa extensão territorial, cerca de 83.400 km², dos quais 86% pertencem ao Estado de Minas Gerais e o restante ao Estado do Espírito Santo. Dos 228 municípios total ou parcialmente incluídos na bacia, 26 localizam-se no Espírito Santo e 202 em Minas Gerais nas mesorregiões do Vale do Rio Doce, norte da Zona da Mata e sudeste da Metropolitana de Belo Horizonte. As principais cidades da bacia em Minas Gerais são Ipatinga e Governador Valadares e, no Espírito Santo, Colatina e Linhares. A população total residente na bacia é da ordem de 3,2 milhões de habitantes.
Fonte: Wikipédia

Milhares de famílias foram atingidas, além das que sofreram diretamente com a lama (mais de 500 pessoas perderam suas casas – sua cidade, sua identidade; 12 desaparecidos e 7 mortos. – Segundo o site G1.) Têm os que dependiam do rio como os pescadores, índios, pequenos agricultores, as cidades que eram abastecidas; sem contar o mal cheiro dos animais mortos que incomoda os habitantes.

Será que ele já sabia?! Poema de Carlos Drummond de Andrade

Muitos passaram sede em Governador Valadares – que acreditem receberam água com querosene da mineradora Vale segundo comunicado oficial da prefeitura. Hoje o abastecimento será regularizado.

Mas ainda assim, sinceramente, não consigo imaginar o impacto que gera a poluição de tal rio. A perda de várias espécies que foram mortas por falta de oxigênio, de um recurso tão valioso – a água, da agricultura existente na região, não quero nem pensar em contaminação! Como compensar tal desastre? Uma multa irá devolver os impactos ambientais causados? E se uma multa for aplicada, será realmente revertida aos atingidos pelo “tsunami” de lama?

Enfim, só me resta lamentar e esperar que as devidas medidas sejam tomadas e que situações como essa não se repitam. Espero também que o homem tome consciência que suas atitudes refletem em nosso planeta.

Os sinceros lamentos a todos que foram atingidos em Mariana, e a todos que sofrem no mundo.

Caso se interessem pelos impactos causados cliquem  AQUI

 

Bjuss da Luh e da Malu.

Anúncios

Sobre Luh Alves

"Luana Alves – 21 anos, mineira, aquariana inconstante e apaixonada pela vida, viciada em livros e louca por séries."
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , . Guardar link permanente.

17 respostas para O Rio? É doce – A Vale? Amarga.

  1. Intercâmbio e mais disse:

    Esse poema.. Acho que ele sabia o que iria acontecer…. 😢

    Curtido por 1 pessoa

  2. lavemopato disse:

    Meu deus o poema é tão atual :`(

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Desabafo sobre o mundo | Me Veio a Mente

  4. Gente.. Quanta destruição o homem consegue fazer, né? 😦

    Curtido por 1 pessoa

  5. simone disse:

    Um absurdo, vc viu que a empresa só pagará 1 Bilhão? Muito pouco. E será que irá ser distribuído adequadamente para todas as famílias?

    Curtido por 1 pessoa

  6. Lari Reis disse:

    Eu fiquei extremamente consternada com o que houve. Bento Rodrigues acabou, pra sempre. O Rio Doce morreu. Pessoas morreram e animais também. Acabou… Precisamos muito cobrar e encontrar meios de explorar as riquezas do nosso estado sem causar tantos perigosos e irreparáveis danos 😦

    Curtido por 1 pessoa

  7. Quanta tristeza e preocupação!
    🙂

    Curtido por 1 pessoa

  8. Silvia Souza disse:

    Excelente o artigo de vocês…
    Vou compartilhar…

    Curtido por 1 pessoa

  9. Tina Siqueira disse:

    Muito triste tudo isso né. Vi vários comentários e informações. Pessoas sofrendo pela falta de água, um rio destruído, um distrito e sua parte histórica perdidos na lama. Famílias que perderam casas, entes queridos… Eu sei que a empresa merecia perder todo o dinheiro para a justiça, que iria para pagar indenização das famílias e recuperação do Rio Doce. Peço a Deus para que ainda haja salvação do Rio pq muitas pessoas dependem dele. Bjo http://www.uberfashionblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  10. Que Deus nos proteja de nós mesmos.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe seu comentário e sera respondido...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s