O Silêncio Das Montanhas – Khaled Hosseini

images

Título:O Silêncio Das Montanhas
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 352
Editora: Globo
Assunto: Ficção histórica, Drama
Classificação: 4/5

Khaled Hosseini, best-seller com mais 38 milhões de cópias vendidas, escreveu um novo romance sobre como nos amamos, como cuidamos um do outro, e como as escolhas que fazemos ressoam através de gerações.

Neste relato que envolve não apenas pais e filhos, mas também irmãos e irmãs, primos e primas, Hosseini explora as diversas formas como as famílias educam filhos, magoam, traem, se respeitam e se sacrificam um pelos outros; e com que frequência somos surpreendidos pelas ações dos que estão mais próximos de nós no momento que mais precisamos.

Na sequência de seus personagens e as ramificações de suas vidas, escolhas e amores ao redor do mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à ilha grega de Tinos – a história se expande gradualmente, tornando-se mais emocionalmente complexa e poderosa a cada página.


 

Oi pessoal, hoje irei falar de um autor que simplesmente parece que escreve para mim, adoro seu modo de escrever , sua voz, os temas que aborda…

Venho falar do livro “O silêncio das montanhas” de khaled hosseini, o qual gostei da forma diferente que foi escrito. Nesta obra o autor resolveu dar vida a história de alguns personagens que passariam normalmente despercebidos pela trama, no meu ponto de vista ele escolheu vários protagonistas, que estão ligados por um acontecimento na vida dos irmãos Pari e Abdullah, crianças que tinham uma forte ligação e que infelizmente foram separadas. Situação que já desconfiamos no início da trama com uma fábula sobre um dev das montanhas.

img_qoOE5vGJzKBgziqP

Como um bom livro do autor tem como cenário o Afeganistão, e personagens afegãos que vivem em outros países e voltam depois de anos ao país de origem. O melodrama também se faz presente, como o emaranhado de sentimentos como a culpa, a redenção, o sofrimento, a saudade. Neste livro como nos outros tive uma sensação de nostalgia, sempre me lembrando de fatos que foram citados apenas no início da obra.

A cada capítulo entendemos melhor um dos personagens que teve algum tipo de interferência na vida dos irmãos, o autor sempre muda a forma de narrar conforme o personagem de 1° á 3° pessoa, o que não me incomodou, me deu a impressão de uma colcha de retalhos a qual me ajudou a entender melhor sentimentos, atitudes e personalidades. E para mim deixou a leitura mais despretensiosa.

Com a diversidade de histórias, confesso que gostei mais de algumas que de outras, mas no geral todas me agradaram e acrescentaram algo (mesmo que pouco) a trama central. Neste livro especialmente imaginava as cenas de uma minissérie, nos mostrando a fundo os personagens, com uma câmera os focando e uma voz narrando seus pensamentos, sentimentos.

Devo compartilhar que alguns personagens crescem durante a obra da infância á fase adulta/velhice. Dos irmãos senti um bom acompanhamento da garota, porém senti falta de entender seu irmão Abdullah, temos dicas dos acontecimentos e de seus sentimentos, mas sempre pela ótica de outros personagens. Penso que foi intencionado pelo autor, pois na sua velhice vemos como o marcou a falta da irmã através de sua filha, que também se chama Pari.

Como para mim o legal do livro era saber qual seria o próximo personagem que teria o foco, não vou comentar sobre nenhum aqui. Vou deixar para vocês a experiência. Mas confesso que me apaixonei pelos capítulos que citam Nabi, Nila e o Dr. Marcos . Acho válida a leitura que me emocionou e me fez refletir sobre várias questões. O autor foi feliz neste livro, mas ainda prefiro o seu primeiro “O caçador de pipas”, talvez por me sentir mais próxima dos personagens centrais no livro anterior e pelo final deste não ter me agradado muito.

Citações:

“A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente.”

“Dizem que a gente deve encontrar um propósito na vida e viver esse propósito. Mas, ás vezes, só depois de termos vivido reconhecemos que a vida teve um propósito, e talvez um que nunca se teve em mente.”

“E cada canto, cada recesso ou fissura evocavam lembranças vivas.”

“Como sempre, agradeço a minha linda esposa, Roy a, não só pela leitura e edição de muitas encarnações deste livro, mas também por cuidar da nossa vida do dia a dia, sem um murmúrio de protesto, para que eu conseguisse escrever. Sem você, Roy a, este livro teria morrido em algum momento do primeiro parágrafo da página um. Amo você.”😍

vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)vintage-gramophone-record_small (1)

Até mais, Luh.

Sobre Luh Alves

"Luana Alves – 21 anos, mineira, aquariana inconstante e apaixonada pela vida, viciada em livros e louca por séries."
Esse post foi publicado em livros, resenhas e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O Silêncio Das Montanhas – Khaled Hosseini

  1. Lari Reis disse:

    Muito legal saber desse livro! Do Khaled, só li A Cidade do Sol e gostei bastante. Vou colocar O Silêncio das Montanhas na lista 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Raquel Silva disse:

    Eu sou louca para ler esse livro. Pois simplesmente amei “O Caçador de Pipas” e “Cidade do Sol”, achei as duas histórias tristes e lindas, e esse parece não ser diferente! Adorei a resenha!

    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adorei a resenha! Já li um livro deste autor e fiquei mega curiosa para ler este, parece ser muito bom e o jeito que ele aborda parece que fica tudo mais emocionante e real, adoro isso!
    Beijoos :*

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário e sera respondido...

