Minha cidade pelo meu ponto de vista

Hey, pessoal!!

Hoje vou fazer um post coletivo junto com o projeto Vai um café?  Que é simplesmente um amor. Bora lá!

Eu moro na cidade de Contagem, conhecida como Contagem das Abóboras, devido á no passado a cidade ser um posto fiscal ás margens do Ribeirão das Abóboras. O objetivo era fazer a contagem do gado que vinha da região da atual Ouro Preto em direção á Mariana.

Naquela época por ser comum usar o nome de São Gonçalo para definir povoados da capitania de MG, e para diferenciar um do outro utilizavam tributos da região. Ficando São Gonçalo do Ribeirão das Abóboras (por causa da proximidade com este ribeirão), mas era conhecida também como São Gonçalo da Contage. Finalmente para não ser confudida com outros registros ficou São Gonçalo da Contegem das Abóboras, ou apenas Contegem das Abóboras.

Pagina 02-Casa da Cultura-01

Antigo Posto Fiscal, hoje é a casa da cultura

Quis dividir esta história com vocês, pois aprendi na escola. Hihihi

Nosso mascote é o Contagito, quando eu estava na 3° série houve um concorso entre os alunos das escolas públicas para defini-lo. Lembro que fiquei triste porque meu desenho não venceu. 😥 Mas também era de se esperar não desenhava nada bem. O projeto deu certo e o personagem ganhou amigos que também contam um pouco da história da cidade.

download

Contagito e sua turma.

Aqui temos vários locais que marcam nossa história como a conhecida casa da cultura que é um Museu Histórico e abriga o Departamento de Hístoria, Mémoria e patrimônio Cultural do município com significativo acervo documental sobre a história da cidade (antiga casa do registro, considerada a mais antiga da cidade), que atualmente é aberto para visitas, pesquisas e etc.

casa_de_cultura

Atual Casa da Cultura

A famosa pelas suas escadarias igreja Matriz de São Gonçalo. (antiga Capela e São Gonçalo, que em 1825 foi substituida por uma construção mais suntuosa).

matriz_sao_goncalo_-_ronaldo_leandro

Igreja Matriz Sao Gonçalo.

O Centro Cultural de Contagem merece destaque com as famosas casas coloridas – casa amarela, vermelha e azul. Atualmente elas abrigam galerias de arte, teatro, salas multiuso e salas de aula para cursos de artes, além de oferecer oficinas de eventos durante o ano. A casa rosa comporta uma biblioteca Pública, que foi tranferida para lá em 2008.

centro_cultural_01_-_ronaldo_leandro

Centro Cultural de Contagem

Não poderia deixar de citar a comunidade negra dos Arturos, a mesma descende de Camilo Silvério da Silva que, em meados do século XIX, chegou ao Brasil num navio negreiro vindo de Angola. Hoje, em sua quarta geração, fazem parte da comunidade 80 famílias, cerca de 500 pessoas. A comunidade oferece um retrato da identidade cultural e das tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil.

Image85 (1)

Comunidade dos Arturos – Contagem.

O parque Gentil Diniz foi inaugurado em 5 de junho de 1991, tem uma área de 24.000m2 e conserva um casarão do século XIX. O parque representa exemplares do Cerrado, Mata Atlântica e espécies frutíferas. Coberto por árvores como jabuticabeiras ( símbolo da cidade), mangueiras, goiabeiras e jambeiros centenários.

130619eder_alunos_esc_hilda_nunes_no_parq_gentil_diniz_005

Parque Gentil Diniz

Por ultimo cito ás chamines da Itaú, que são quatro chaminés construídas nas décadas de 1940, 1950 e 1960 do século XX na companhia de Cimento Portland Itaú – primeira fábrica instalada na Cidade Industrial. A fábrica foi desativada e destruída para dar lugar ao Itaú Power Center. As chaminés (que tem entre 50 e 60 metros de altura) foram mantidas e são referência á memória do trabalho em Contagem.

 

images

Chamines da Itaú

Aqui você também encontra diversos bares e casas noturnas, onde você tem diversão garantida.

ButecoDoJair_0054

Imagem Google

Cique AQUI e veja uma lista de bares pela cidade.

Espero ter conseguido mostrar um pouquinho de minha cidade para vocês, todos os lugares citados eu conheço e já visitei.  Vale dizer que Contagem também tem um horizonte belo, assim como nossa cidade vizinha Belo Horizonte.

Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/


Até mais,
Luh.

12191717_10207450342518984_5470877887559865017_n

Anúncios

Sobre Luh Alves

"Luana Alves – 21 anos, mineira, aquariana inconstante e apaixonada pela vida, viciada em livros e louca por séries."
Esse post foi publicado em Projeto Existe amor na blogosfera, resenhas. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Minha cidade pelo meu ponto de vista

  1. Pri Ribeiro disse:

    Aiiii que amor esse post *–*
    Moro em BH a tanto tempo e nunca conheci esses lugares que você mostrou – tirando o shopping – e simplesmente amei amei e com certeza farei um city tour, afinal não vai doer em nada sair de bh e dar um pula na Contagem das Abóboras, não?! A história eu já conhecia, chegou o momento de vê-la também!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que legal Luh. Em Minas eu conheço Belo Horizonte, Uberaba e Poços de Caldas. Gostei da sua apresentação.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Lari Reis disse:

    Adorava a história sobre “Contagem das Abóboras”. Quando novinha, imaginava mil coisas estranhas por causa desse nome, haha
    Apesar de estar pertinho – aqui em BH – eu conheço muuito pouco de Contagem. Nem sabia de uns lugares bonitos como a Casa de Cultura ou o Centro… 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  4. Paloma Silva disse:

    Ah, Minas Gerais! Minha família é toda daí e eu amo esse lugar! hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  5. Vera disse:

    Adorei saber mais sobre Contagem!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Carol Rezende disse:

    Adorei a cidade, qualquer dia vou fazer uma visita. Bjo 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário e sera respondido...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s